Autarquias com menos de 4 milhões de euros devido ao PEC
A redução em 3,9 por cento das transferências para os municípios do distrito de Vila Real decorrentes das alterações ao Orçamento do Estado para fazer face ao Plano de Estabilidade e Crescimento, PEC, levou ao corte de quase quatro milhões de euros nos orçamentos das autarquias. No entanto, o Governador Civil Alexandre Chaves contrapõe e alega que, fazendo as contas entre o aumento de verbas do Estado para as câmaras de 4,8 e a média de redução de 3,8 por cento, os municípios ainda ficam a ganhar.
O município com maior redução foi o de Chaves, com mais de meio milhão de euros. Uma verba significativa e que penaliza as contas camarárias do presidente João Baptista. Vila Real, a capital do distrito, sofreu um corte a rondar os 420 mil euros. Nos municípios, Mesão Frio (125.627 mil euros) foi o menos afectado pelo corte orçamental. Já no lado oposto está Montalegre (416.214 mil euros), que sofreu uma considerável redução entre aquilo que estava previsto no OE para 2010.
Alguns autarcas deixaram, ao Nosso Jornal, muitas preocupações com as consequências do Plano de Estabilidade e Crescimento, quanto às reduções avançadas. Um deles foi o presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar,
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.