Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
No menu items!

Automobilistas indignados com falta de visibilidade em Estrada Municipal

Entretanto, a autarquia contratou uma empresa que já está no terreno a fazer a limpeza da estrada entre a Balsa e Sanfins do Douro. O vice-presidente confirmou ainda que vai ser repavimentada a estrada até Vilar de Maçada

-PUB-

A vegetação enorme das bermas invade a estrada municipal que liga Vilar de Maçada a Sanfins do Douro, a antiga Nacional 323-1. Num percurso que é bastante sinuoso, a atenção dos condutores tem de ser redobrada e a velocidade reduzida para conseguir chegar ao seu destino sem percalços. Em alguns locais, a vegetação nas bermas e taludes é mais alta do que os sinais de trânsitos e há arbustos e silvas que invadem a plataforma da rodovia.
Nesta altura de vindimas, em que há mais veículos a circular por estas pequenas localidades do concelho de Alijó, encontramos vários automobilistas indignados com este traçado que têm de percorrer para ir a Alijó ou a Vila Real, sobretudo os moradores de Sanradela, freguesia de Vilar de Maçada. Márcio Fernandes utiliza esta estrada diariamente, assim como a sua mulher, que trabalha num lar de idosos. “É uma autêntica aventura passar por esta estrada e não ter nenhum acidente, tal é a quantidade de giestas, arbustos e silvas que cresceram tanto que praticamente só existe uma faixa de rodagem, quando deveriam existir duas”.  
Outro habitante em Sanradela, Nelson Fernandes, mostra-se revoltado com o estado de abandono a que foi votada esta via. “Sinto-me muito inseguro quando passo por lá. Até considero ser uma vergonha para a câmara municipal ter estradas neste estado calamitoso. Da Balsa até à ponte de Parada é só buracos. Depois, de Vilar de Maçada até Sanfins do Douro, a via também está péssima com muito mato. Se encontrar um carro em sentido contrário, temos de parar para conseguir seguir a viagem”, contou este condutor à VTM, acrescentando que os carros ficam “todos riscados” ao bater constantemente nas silvas e nas giestas, que estão muito altas, e nem deixam ver os sinais de trânsito. 
Joaquim Macedo também é um condutor que precisa de utilizar esta estrada para se deslocar, mas não é fácil percorrer estes cerca de 10 quilómetros até Vila de Maçada. “Eu percebo que a câmara não tenha dinheiro. Mas esta estrada está tão má que deve ser uma prioridade para o executivo, que por vezes gasta verbas em outras coisas menos importantes”, refere este condutor, apelando à autarquia para fazer uma limpeza profunda no traçado. “É urgente que a autarquia limpe as bermas, para que os condutores tenham visibilidade e para se sentirem seguros quando passam por aqui”.
Ciente das preocupações dos munícipes, o vice-presidente da autarquia alijoense, José Paredes, confirmou que já avançou com a limpeza da via e mais tarde irá proceder à repavimentação da estrada que liga a Balsa a Vilar de Maçada, de forma a solucionar o problema. “A limpeza das bermas está em curso e também vamos avançar com um projeto que prevê uma nova pavimentação da via”. 
As obras deverão estar concluídas em breve, de forma a dar maior segurança aos automobilistas que circulam nesta via.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS