Datadas dos anos 80, o ar condicionado é a principal diferença em relação às velhas UTD (Unidades Triplas Diesel) agora em uso. As automotoras, com motores MAN, faziam parte da rede de transportes regionais e suburbanos espanhóis, que foi integralmente renovado nas oficinas ferroviárias de Valhadolid. Actualmente, há ainda algumas unidades a rolar em Múrcia e Valência, e em serviços de média distância na região de Madrid. A sua utilização apontada para o Verão que passou, mas tal não sucedeu.
Apesar de representar maior conforto para os passageiros, já se levantaram vozes críticas em relação às suas características. Uma das críticas apontadas é a lotação de apenas 200 lugares sentados, muito aquém das velhas UDT. Outra crítica tem a ver com as dificuldades de acesso para deficientes motores.
As novas automotoras podem atingir 140 km/h, são pintadas de amarelo e em Espanha são conhecidas como “camelos”, devido às bossas no tejadilho onde estão instalados os equipamentos de ar condicionado.
Ao todo, a CP alugou 17 automotoras espanholas e vai pagar 5,35 milhões de euros anuais. Recorde-se que, está a decorrer o concurso público para a compra de 74 novos comboios (49 unidades eléctricas para serviço suburbano e 25 automotoras, a diesel, para serviço regional e de longo curso). As propostas apresentadas variam dos 319 aos 479 milhões de euros e ainda não foi escolhido nenhum fabricante. Assim, parece ter os dias contados o autêntico “calvário” sentido pelos passageiros da Linha do Douro, expostos a temperaturas “tórridas”, no Verão.