Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Barragem não pode deixar de ser construída “por ser polémica”

José Sócrates “lançou” a primeira pedra da construção da Barragem de Foz Tua. Reconhecendo que se trata de um “projecto polémico”, o primeiro-ministro defendeu que o grande problema de Portugal foi ter desistido de empreendimentos por estes terem levantado grandes controvérsias. O primeiro-ministro sublinhou a atitude positiva da EDP junto das populações, os benefícios da infra-estrutura para o desenvolvimento regional e a “engenhosa” solução encontrada para garantir a mobilidade depois do “afogamento” da linha do Tua.

-PUB-

“Daqui a cinco anos viremos aqui (pelo menos eu virei) e tenho a certeza que questionaremos o porquê de termos andado tanto tempo a adiar projectos por serem polémicos”, adiantou o primeiro-ministro José Sócrates, no dia 18, minutos antes da assinatura do contrato de construção do Aproveitamento Hidroeléctrico do Vale do Tua, um investimento de 305 milhões de euros e que deverá começar a produzir energia em 2015.

José Sócrates defendeu que construir hoje uma barragem “significa aumentar a autonomia energética do país e reduzir a dependência do petróleo, reduzir o endividamento externo, contribuir para uma luta mundial contra o aquecimento global e dar mais oportunidade às empresas portuguesas”. “Construir hoje uma barragem em Portugal significa

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS