Sábado, 22 de Março de 2025
No menu items!

“Barro Alto” recupera tradição da olaria com produção sustentável

Amigas de infância, Marta Malheiro e Diana Carvalho quiseram recuperar e renovar a produção de barro no concelho de Chaves, tendo como principais missões a sustentabilidade e autenticidade, a par de um processo totalmente manual que começa na extração da própria matéria-prima. Além desta, testam outros materiais, como a resina e a cinza, e têm como principal inspiração a mãe-natureza

-PUB-

Corria o ano de 2017 quando, no deserto de Negev, no atual território de Israel, Marta Malheiro, natural de Chaves, atualmente com 33 anos, teve o “primeiro contacto” com a cerâmica, tendo, mais tarde, aprimorado técnicas manuais em Marrocos. Quando voltou a Portugal, em 2018, submeteu uma candidatura ao Concurso de Ideias – “Empreender no Alto Tâmega”, tendo a “Barro Alto” conquistado o terceiro lugar do programa de atração e fixação de empreendedores promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

“O que as pessoas procuram é, essencialmente, a autenticidade das peças”
MARTA MALHEIRO
CERAMISTA

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS