Foi apresentado, em Covas do Barroso, Boticas, o projeto de exploração de uma mina a céu aberto, para a extração de espodumena (mineral), de onde será extraído lítio, pela empresa Savannah Lithium. O projeto, contestado pela população, prevê um investimento de 100 milhões de euros e a criação direta de 300 postos de trabalho e de 600 de forma indireta.
Na Casa do Povo, da aldeia, foi realizada uma sessão de esclarecimento, onde esteve presente grande parte da população, que questionou a empresa sobre as dúvidas e receios. O debate durou mais de três horas, mas as desconfianças da população mantiveram-se.
“As principais preocupações continuam, as dimensões da mina têm vindo a aumentar, não sabemos o que vai acontecer às nossas águas, nem o que vai ser da nossa qualidade de vida e de que maneira vão ser mitigadas a qualidade da água, a poeira e os solos. Estamos sem resposta”, afirmou Nelson Gomes, presidente da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB), associação criada em 2018 para combater a criação da mina e
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.