Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Barroso continua a dizer não ao lítio

Foi apresentado, em Covas do Barroso, Boticas, o projeto de exploração de uma mina a céu aberto, para a extração de espodumena (mineral), de onde será extraído lítio, pela empresa Savannah Lithium. O projeto, contestado pela população, prevê um investimento de 100 milhões de euros e a criação direta de 300 postos de trabalho e de 600 de forma indireta. 
 

-PUB-

Na Casa do Povo, da aldeia, foi realizada uma sessão de esclarecimento, onde esteve presente grande parte da população, que questionou a empresa sobre as dúvidas e receios. O debate durou mais de três horas, mas as desconfianças da população mantiveram-se.

 “As principais preocupações continuam, as dimensões da mina têm vindo a aumentar, não sabemos o que vai acontecer às nossas águas, nem o que vai ser da nossa qualidade de vida e de que maneira vão ser mitigadas a qualidade da água, a poeira e os solos. Estamos sem resposta”, afirmou Nelson Gomes, presidente da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB), associação criada em 2018 para combater a criação da mina e

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS