Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

BE defende mais investimento na agricultura transmontana

A cabeça de lista pelo distrito de Vila Real pelo Bloco de Esquerda (BE), Mariana Falcato Simões, defendeu “mais investimento” na agricultura transmontana, numa visita a uma empresa do setor localizada em Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços. 

-PUB-

Num distrito onde a agricultura é diversa e tem especificidades muito próprias, neste concelho predomina a monocultura de castanha, que tem sido atacada pela vespa da galha do castanheiro.

A cabeça de lista mostrou preocupação com o modo de produção em monocultura, uma vez que “as produções agrícolas ficam mais vulneráveis a pragas e doenças”.

Dinis Pereira, proprietário da Agromontenegro, recebeu a comitiva e fez uma visita guiada às instalações da empresa. No final, o proprietário partilhou as suas preocupações relativamente à possibilidade de perda de rendimentos na produção de castanha, que “pode vir a afetar a cultura a curto prazo, com a propagação da vespa da galha do castanheiro”. 

Acrescentou que já está no terreno uma luta biológica a esta praga, no entanto, mostrou-se “bastante preocupado com o ataque desta praga, que pode levar a uma perda de 80 por cento da produção anual”, caso “não haja uma estratégia concertada”, por parte de produtores e entidades.

Esta foi mais uma visita do BE, que decorreu no âmbito de um périplo que os candidatos do partido têm feito no sentido de conhecer os problemas e desafios que o distrito enfrenta.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.