"Esta atividade consiste em contar, em direto, para crianças e respetivas famílias, através do Facebook do Município de Mogadouro, uma história. O projeto tem como objetivo principal envolver crianças e adultos em torno do livro, estimulando as atividades de leitura conjunta", explicou à Lusa a bibliotecária Marta Madureira.
A iniciativa arranca na quinta-feira, às 10:30, com contos alusivos ao "Dia do Pai", que serão lidos pela própria bibliotecária deste espaço do distrito de Bragança.
"A iniciativa visa, igualmente, promover hábitos de leitura, sensibilizando as crianças, e sobretudo os adultos, para a importância da leitura de histórias em voz alta, para a exploração das ilustrações e manuseamento dos livros", concretizou a responsável pela Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC).
A BMTC pretende manter ocupado o tempo livre dos participantes, através da realização de propostas de trabalhos ou desafios lançados no final de cada sessão.
"Após a audição/visualização do texto selecionado, a BMTC lançará um desafio ou atividade para ser realizado, pelas crianças, individualmente ou em família, através do Facebook", vincou Marta Madureira.
Segundo a bibliotecária, o desafio, para ser considerado válido, terá de ser realizado (indicações dadas no final de cada leitura) até ao início da nova sessão da atividade.
"Cada participante terá uma "Caderneta – Conto(s) à distância, conto(s) em segurança", onde serão colocados, pela BMTC, os seus selos (um por atividade/participação)", explicou.
Tendo em conta todas as diretrizes e recomendações sobre o COVID-19 e estando a Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) encerrada ao público, apesar de continuar a inventariar, catalogar, classificar, e indexar e a programar novas e distintas atividades, foi lançado este desafio à distância
Os responsáveis pela BMTC chamam à atenção que no final deste desafio e após a reabertura deste haverá lembranças para todos os participantes e surpresas para os mais assíduos.