Inaugurada em 5 de Setembro de 1991, a Biblioteca Municipal de Alijó tem vindo a desempenhar um papel insubstituível na promoção do livro e da leitura, não só no seio da comunidade escolar, mas, também, entre a população, em geral.
Porém, nestes 15 anos de serviço público, a Biblioteca Municipal envelheceu. Deixou de responder, em tempo útil e com qualidade, às necessidades de informação dos seus utilizadores. É por esta razão que fecha as portas, para sofrer uma profunda remodelação.
Enquanto as obras de beneficiação, ao longo de 2006, foram, apenas, exteriores – substituição do telhado e limpeza das paredes – foi possível manter a Biblioteca a funcionar, ainda que em condições de alguma precariedade. Agora, sendo necessário substituir pavimentos, tectos, rede eléctrica, rede de água e saneamento, redimensionar os espaços, informatizar, é absolutamente impossível, por questões de segurança, manter o edifício a funcionar.
Não querendo, contudo, deixar de cumprir uma das principais funções da Biblioteca Municipal, foi criado um serviço de empréstimo domiciliário de livros, bem como um espaço de leitura de periódicos, aberto à hora de almoço e ao fim-de-semana, no Auditório Municipal. Aqui, enquanto decorrerem as obras da Biblioteca Municipal, será levado a cabo um vasto programa de actividades, em prol da animação do livro e da leitura. Também, para que toda a população do concelho continue a ter acesso regular ao livro, foi reforçado o serviço já prestado pela Biblioteca Itinerante.
O horário destes serviços é agora o seguinte: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas.