Mas, outras valências farão parte desta biblioteca, nomeadamente meios audiovisuais, várias salas com Internet, salas para leitura e para outros eventos culturais, e a área infanto-juvenil. “Não queremos que a Biblioteca seja um equipamento inerte, sem dinâmica e fechado. Antes pelo contrário, será apelativo e de estímulo à leitura, aberto a todos. Pretendemos que seja um pólo dinamizador de cultura”, disse, ao Nosso Jornal, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira de pena, Agostinho Pinto.
A construção da Biblioteca Municipal, situada junto ao Auditório de Ribeira de Pena, resultou de um protocolo estabelecido, em Dezembro de 2005, entre a autarquia e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, sendo o seu custo estimado em cerca de um milhão e seiscentos mil euros. O Estado comparticipou cerca de 56 por cento do montante.
O dia 30 será também assinalado com a inauguração do Arquivo da Casa de Santa Marinha. Imóvel brasonado e possuidor do espólio dos primeiros barões de Ribeira de Pena, onde poderão ser consultados documentos de interesse histórico e muito antigos do concelho, A não perder é ainda a magnífica colecção de brasões.