Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Bloco acusa câmara de “desleixo” no barro de Bisalhães

Partido esteve reunido com Associação Promotora do Barro Preto de Bisalhães, que tem sido muito crítica com o executivo na salvaguarda deste património. Autarquia avança com queixa para o Ministério Público

-PUB-

Bloco de Esquerda (BE) de Vila Real mostrou-se “muito preocupado” com a forma como a câmara tem tratado o barro preto de Bisalhães, que é património imaterial classificado pela UNESCO desde 2016.

Recorde-se que o processo de fabrico foi inscrito a 29 de novembro de 2016 na lista do Património Cultural Imaterial e necessita de salvaguarda urgente.

Depois de ter estado reunido com a Associação Promotora do Barro Preto de Bisalhães, Carlos Gomes, membro do núcleo concelhio do BE, relembrou que nas eleições autárquicas de 2017 o BE alertou para a forma “desleixada como estava a ser tratado aquele património, já depois de ter o estatuto de património imaterial da UNESCO”. 

Acrescentou ainda que “é degradante ver as

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS