Catarina Martins, coordenadora do BE, salientou que “aquilo que propomos é que o nosso país decida fazer nos próximos anos o investimento necessário para alcançar os 40 por centro de transportes por ferrovia”, salientando que o investimento é reduzido em comparação com o “buraco do Novo Banco”, já que é um “investimento anual correspondente a um terço desse valor”.
Isto significa que a despesa com o “buraco do Novo Banco em 2019 dá para três anos do Plano Nacional que o BE propõe”, mas para que isso seja possível, “é necessário sabermos onde queremos colocar os nossos recursos”, como explicou a líder bloquista.
Segundo Catarina Martins, o plano agrega vários objetivos, como a coesão territorial, a mobilidade, o emprego e a produtividade do país, trazendo igualmente benefícios ambientais, já que o comboio é um meio de transporte que faz face às elevadas emissões de gazes com efeito de estufa comparativamente aos outros meios de transporte. “O nosso país tem-se obrigado a cumprir uma série de metas para combater as alterações climáticas, mas não basta assinar papéis, é preciso investimentos concretos, quer seja no ambiente ou na desertificação do Interior”, relembrou.
“Houve um projeto para desmantelar a ferrovia em todo o país e para
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