Fonte da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) reafirmou esta semana à VTM que, se os trabalhos decorrerem como o previsto, as bocas do Túnel do Marão deverão “encontrar-se” em setembro.
A perfuração completa da serra do Marão será um momento importante na história de uma obra que, iniciada no verão de 2009, ao longo dos anos esteve mais tempo parada do que em andamento, devido a três interrupções.
Das primeiras duas vezes, que representaram um atraso total de mais de seis meses, a obra parou na sequência de providências cautelares levantadas por um privado. O último impasse no projeto, que levou a uma paragem de mais de três anos, aconteceu em 2011, quando a concessionária responsável assumiu problemas de ordem financeira.
Numa visita à obra, realizada no início de julho, António Ramalho, presidente da IP, disse aos jornalistas que faltariam então escavar cerca de 800 metros (400 em cada uma das duas galerias) para ‘varar’ túnel, sendo que a perfuração estaria a avançar na altura com mais cautela porque os trabalhos estavam a decorrer numa falha geológica.
Em ação 24 sobre 24 horas, os trabalhos de escavação decorrem em quatro frentes, sendo que cada ciclo, que demora até 20 horas, permite, em média, um avanço “de cerca de 4,5 metros diários, o que totaliza, nas duas bocas, das duas galerias, entre 18 e os 20 metros por dia.
Com 5,6 quilómetros de extensão, o Túnel do Marão integra a Autoestrada com o mesmo nome, um troço da A4 que vai ligar Vila Real a Amarante.
As expectativas da empresa (referidas à VTM em maio) são de que a construção esteja concluída em fevereiro e que a Autoestrada do Marão, em toda a sua extensão, seja aberta ao público em março.
De recordar que a proposta de portagem para os 26 quilómetros da Autoestrada do Marão situa-se entre o 1,85 e 2,25 euros.