Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022
©DR

Bombeiros com nova ferramenta para melhorar socorro pré-hospitalar

Os Bombeiros Voluntários de Sabrosa estão a utilizar a ferramenta informática, designada ‘iTEAMS’, para melhorar a performance no socorro pré-hospitalar.

-PUB-

Em comunicado, a Associação Humanitária revelou que decidiu dotar o seu corpo de bombeiros com um equipamento “essencial e imprescindível” para o socorro, integrando o projeto ‘iTEAMS’, liderado pelo INEM. “O novo equipamento possibilita melhorar o desempenho nas ações que levamos a cabo, diariamente, nesta importante área de atuação”, de forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados na área da saúde.

O ‘iTEAMS’ é um “projeto inovador”, traduzindo-se em muito mais do que um simples registo clínico. Foi desenvolvido com base em escalas com fundamento científico e que permitem aferir, de forma rápida, a gravidade dos doentes e, assim, agilizar o processo do socorro. “Foi desenvolvido pelo INEM e consiste numa ferramenta de suporte interativo entre o Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e os nossos operacionais no terreno, bem como a otimização da gestão e controlo das diversas situações de emergência”, acrescentou a associação humanitária.

A integração e início de atividade da corporação de Sabrosa com este recurso iniciou-se na semana passada, numa primeira fase com o veículo/equipa adstritas ao PEM/Sabrosa.
Por último, a direção dos bombeiros agradece ao INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e aos restantes parceiros pela “disponibilização e implementação da ferramenta informática bem como a todos os nossos operacionais que a efetivam diariamente como uma mais-valia para todos aqueles que socorremos”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.