Cerca de quarenta Bombeiros da Corporação participaram nesta dádiva de sangue, marcando presença, também, alguns familiares dos “soldados da paz” e dois elementos da Associação Humanitária de Sanfins do Douro. Em Dezembro, uma centena de dadores da Cruz Verde poderão vir a doar mais sangue.
“Cumprir o lema dos Bombeiros, Vida por Vida” e “uma atitude solidária para com o próximo” foram os objectivos dos cerca de quarenta elementos da Cruz Verde que deram sangue, no Hospital de S. Pedro. Esta iniciativa veio, segundo o seu Comandante, Fernando Mota “ao encontro de uma solicitação da unidade hospitalar, no sentido de os Bombeiros ajudarem a minorar dificuldades, quanto ao Banco de Sangue da instituição. Foi a nossa bombeira Raquel que pertence ao Quadro Auxiliar da Corporação e que é Auxiliar de Acção Médica, no Hospital, que nos transmitiu esta sensibilidade. Fiquei receptivo a esta situação. Abrimos inscrições, destinadas aos Bombeiros e seus familiares, e foram convidadas duas associações, a de Sanfins do Douro e de Ribeira de Pena, que estavam presentes na altura em que chegou o convite. Desde logo, aderiram à iniciativa. Uma delas, a de Sanfins do Douro, colaborou connosco, com dois Bombeiros desta Corporação a participar nesta acção, enquanto que Ribeira de Pena, por motivos forçados, de última hora, não pôde estar presente. A acção correu bem e, em poucos dias, a Associação Humanitária da Cruz Verde conseguiu juntar cerca de cinquenta pessoas, sendo que, destas, quarenta eram Bombeiros. Destes, trinta e cinco deram sangue, os outros, por razões médicas, não lhes foi possível colaborar” – acrescentou Fernando Mota.
Este processo de doação de sangue foi acompanhado e elaborado pelo Centro Hospitalar de Trás-os- -Montes. Para que a dádiva de sangue acontecesse, teve de ser encontrada uma data adequada, por motivos operacionais que tinham a ver com o início da segunda fase do combate aos fogos florestais.
Entretanto, no horizonte, um outro objectivo está previsto: “na próxima dádiva de sangue que deverá ocorrer, em Dezembro, vamos tentar alcançar a centena de dadores. Para tal, iremos contactar outros Corpos de Bombeiros e falar aos nossos amigos, para que possamos, novamente, contribuir para uma boa causa” – concluiu.
Jmcardoso