Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Borboleta rara fotografada em Vila Real

PRIMEIRA VEZ imagem da Castanhinha-das-bétulas captada na Campeã é “o único registo conhecido em Portugal”

-PUB-

Um fotógrafo amador é o responsável por uma fotografia, única em Portugal, que veio confirmar a presença da borboleta Thecla betulae em território vila-realense, uma espécie rara, que tem sido “alvo de medidas prioritárias de conservação”.

Em comunicado, fonte do Serviço de Ambiente da Câmara Municipal de Vila Real explicou que se trata do “registo fotográfico de um indivíduo adulto de uma espécie de nome vulgar castanhinha-das-bétulas, que foi captado no Vale da Campeã e é da autoria de José Agostinho”.

“Tanto quanto foi possível apurar, trata-se das primeiras fotos de elevada qualidade obtidas em Portugal com recurso a uma reflex e lente macro”, sendo que existia apenas um registo, de qualidade inferior, feito por Thomas Merckx,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.