Sábado, 7 de Dezembro de 2024
No menu items!

Boticas recebeu jornada técnica da Rede de Castros do Noroeste

Realizou-se esta quarta-feira, em Boticas, uma jornada técnica da Rede de Castros do Noroeste, dedicada ao Castro de Outeiro Lesenho, numa ronda que irá passar por todos os castros da rede, com o objetivo de que os parceiros possam conhecer e avaliar cada um dos locais, tendo em vista a identificação de fragilidades e de pontos fortes e, ainda, a criação de novas dinâmicas da rede.

-PUB-

A jornada, que comtemplou uma visita ao CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja e ao Castro do Outeiro do Lesenho, durante a manhã e, ainda, a realização de uma reunião técnica, no edifício dos Paços do Concelho, à tarde, contou com a presença de representantes da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e dos parceiros da rede, sendo acompanhada pela vereadora da Câmara Municipal, Maria do Céu Fernandes.

De referir que a Rede de Castros do Noroeste foi formalizada através da assinatura de um protocolo entre a DRCN, vários municípios e a Sociedade Martins Sarmento e pretende, para além da qualificação dos castros, incentivar parcerias e impulsionar o turismo cultural.

A rede é atualmente constituída por treze locais, o Castro de Outeiro Lesenho (Boticas), Castro de São Lourenço (Esposende), Citânia de Briteiros (Guimarães), Castro de São Caetano (Monção), Castro do Castroeiro (Mondim de Basto), Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), Castro de Monte Mozinho (Penafiel), Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim), Castro Romariz (Santa Maria da Feira), Castro de Monte Padrão (Santo Tirso), Castro de Alvarelhos (Trofa), Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo) e Cividade de Bagunte (Vila do Conde).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS