Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Bruxelas aprova promoção da carne maronesa

Na semana passada, a União Europeia aprovou um projecto de marketing virado para a promoção e consumo da carne maronesa. A candidatura foi apresentada pelo Agrupamento de Produtores de Carne Maronesa, APCM, e ultrapassa os cem mil euros.

-PUB-

Será a maior campanha de marketing feita até hoje em prol da carne maronesa, que arranca já em Maio. Traduz também o reconhecimento do organismo europeu pela importância do projecto e da própria raça bovina.

A boa novidade foi recebida com satisfação pelos directores da ACM. “A UE reconheceu a justeza das nossas pretensões e a nossa vontade na valorização da raça maronesa. Julgo que demos um passo importante para a afirmação de uma carne única junto do consumidor”, contou ao Nosso Jornal, Virgílio Alves. “É um grande investimento no marketing, que será consubstancializado na emissão de prospectos (flyers) e cartazes, junto dos órgãos de comunicação social da região”.

O documento apresentado enquadrou-se no âmbito dos apoios à agricultura e aos produtos agro-ambientais. O dirigente da APCM espera que o retorno da campanha se reflicta no grande salto do consumo da carne maronesa em 2010 e 2011 e que traga mais-valias para os produtores. Meta que servirá para compensar alguma quebra nos dois últimos anos, como nos adiantou Virgílio Alves. “Como reflexo da crise, tivemos um ligeiro decréscimo de 2008 para 2009, e em 2010 também está a ser sentido, mas, por outro lado, sentimos que o consumo estabilizou e a marca está consolidada”.

Para o futuro há uma outra meta a atingir. “Não desistimos de certificar totalmente toda a produção de maronês. Neste momento, temos cerca de 60 por cento certificada mas queremos ir mais além”. Segundo Virgílio Alves, neste momento, a nível nacional, existem 1400 produtores de maronês certificados, destes, 800 estão no APCM.

A raça Maronesa define-se como uma raça de montanha, primitiva, natural e rústica. O seu nome oficial responde à toponímia da região de criação, a Serra do Marão. Tem a sua origem no ‘Bos primigenius’ que povoou a Península Ibérica aquando do primeiro movimento dos bovinos em estado selvagem, pelo que a sua filiação étnica assenta no tronco ‘Negro Ortoide’.

A preservação e o melhoramento da raça Maronesa estão a cargo da Associação de Criadores do Maronês (ACM), entidade criada em 30 de Setembro de 1988, por um grupo de 14 criadores da região.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS