O cartaz já foi divulgado, os bilhetes já estão à venda e a tenda já está montada para a edição deste ano da “Caloirada aos Montes”, uma semana de festa académica que começa hoje, prolonga-se até a próxima terça-feira, dia 20, e promete muita animação naquela que é grande festa de boas-vindas aos novos estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
“Estamos a ultimar os pormenores”, explicou André Coelho, presidente da Associação Académica da UTAD, numa altura em que a organização entrava em contagem decrescente para o início do programa de atividades, que este ano, e como manda a tradição, começa com a Monumental Serenata.
O dirigente associativo salientou entre as novidades desta edição duas “alterações substanciais” dentro do recinto de concertos, localizado junto à biblioteca municipal, novas estruturas dedicadas a cada um dos cursos e algumas questões técnicas ligadas ao palco. “Adquirimos barracas novas porque de facto era uma preocupação desta direção as questões de segurança”, explicou André Coelho, salientando a medida como “extremamente necessária”. Outra alteração dentro do recinto prende-se com “algumas novidades no palco e luzes” que “vão acrescentar muita qualidade” aos concertos.
Dando resposta a uma proposta do Gabinete de Inclusão Social (GIS) da AAUTAD, a direção da associação anunciou também condições especiais para os alunos com mobilidade reduzida. “O recinto que utilizamos para o evento não é o mais indicado, por isso sentimos claramente a obrigação de lhes facultar diferentes condições dos demais” na aquisição dos bilhetes gerais, explicou o presidente da Associação Académica, ressalvando que tem consciência que os descontos não resolvem o problema das acessibilidades, problemas que, no entanto, “não podem ser resolvidos de imediato”. Assim, os estudantes com grau de incapacidade igual ou superior a 60 por cento que sejam sócios da AAUTAD terão um desconto de 50 por cento no bilhete geral, e para os que sejam bolseiros, este será mesmo oferecido gratuitamente.
Bilheteira varia entre os 5 e os 12 euros
Para os estudantes da academia o valor dos bilhetes para o recinto de concertos oscila entre os 5 e os 10 euros, variando entre os 7 e os 12 euros para que não é aluno da UTAD.
Hoje, depois da Serenata, que se realiza no Largo da Capela Nova, os primeiros grupos subirão ao palco, no entanto, os destaques da semana vão para os concertos dos artistas Agir (amanhã), José Cid (sábado), Carlão (segunda-feira) e Quim Barreiros (terça-feira).
Na próxima terça-feira, dia 20, a academia vai apresentar os seus caloiros à cidade vila-realense, realizando-se mais uma “Latada” pelas ruas da capital de distrito. “A latada vai começar no Jardim da Carreira e passar pela Rua Direita, tal como aconteceu no ano passado. A anterior direção foi obrigada a fazer este percurso por causa das obras que estavam a decorrer. Mas este ano, mesmo não havendo essa imposição, decidimos manter o percurso porque é importante garantir essa envolvência entre a cidade e a universidade”, defendeu André Coelho.