Ainda este mês, a autarquia de Vila Real quer inaugurar três novos serviços na área do apoio social, dois projectos que dão corpo à iniciativa “Câmara Amiga” e que vão levar mais saúde, conforto e a solidariedade aos carenciados.
Uma Unidade Móvel de Saúde, a Loja do Voluntariado e a Oficina do Idoso são os três novos serviços que, até ao final deste mês, a autarquia de Vila Real colocará ao dispor da população mais idosa e carenciada do concelho, no âmbito da iniciativa “Câmara Amiga”.
Os três projectos de solidariedade foram recentemente apresentados pelo autarca Manuel Martins que garantiu que os serviços, prontos a entrar em funcionamento, poderão ser inaugurados, este mês, possivelmente numa cerimónia presidida pelo Presidente da República.
Relativamente ao primeiro projecto, a criação de uma Unidade Móvel de Saúde, Manuel Martins adiantou que o veículo já foi adquirido e que se encontra equipado com o material necessário para garantir serviços como “fazer curativos, avaliar a glicemia, tensão arterial e outros exames mais vulgares que as pessoas tenham que fazer, com alguma regularidade, e que não fazem, por se encontrarem longe do centro da cidade”. Tripulada por um enfermeiro, falta apenas que seja assinado um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Norte, para que a Unidade Móvel comece a percorrer as freguesias, sobretudo as mais rurais do concelho vila-realense.
Outro dos projectos da autarquia para este início de ano é a Loja do Voluntariado, um espaço localizado numa loja que anteriormente servia da sede do Programa Polis, em Vila Real, na Alameda de Grasse, e que servirá como uma central de solidariedade para a população do concelho.
“Um grupo de homens e mulheres voluntários vai estar nesse espaço, para receber os donativos das pessoas, como roupas, brinquedos e mobílias, entre outros”, explicou Manuel Martins, referindo ainda que, “simultaneamente, os voluntários atenderão também os pedidos das pessoas mais carenciadas que lá se desloquem, com necessidades especificas”.
Finalmente, o terceiro projecto da “Câmara Amiga” é a criação de uma Oficina do Idoso, uma viatura que também já se encontra completamente equipada, para fazer pequenos trabalhos e reparações nas casas dos idosos que requisitem este serviço.
“O carro será tripulado por dois homens habilitados para o efeito que, de acordo com uma listagem que lhes é dada todos os dias, vão tratar de resolver problemas às pessoas, problemas como mudar uma torneira, mudar um interruptor eléctrico, compor uma janela, enfim, pequenos arranjos”.
“Isso é preocuparmo-nos com as pessoas, preocuparmo-nos com as famílias, principalmente com os grupos que mais precisam”, concluiu Manuel Martins.
Maria Meireles