Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Câmara distribui cabazes de Natal a famílias do concelho

A Câmara Municipal iniciou a distribuição de cabazes de Natal às famílias do concelho que se encontram numa situação mais vulnerável, uma ação solidária que este ano contemplará cerca de 350 agregados.

-PUB-

Enquadrada nas políticas de apoio social, esta medida abrange famílias em situação de maior carência económica e social, que foram previamente sinalizadas por equipas técnicas, em parceria com as juntas de freguesia. Integram também como beneficiários a CERCI de Chaves, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a Comissão de Proteção de Idosos, a Equipa Local de Intervenção Precoce do Alto Tâmega e Barroso e a Equipa do Rendimento Social de Inserção (RSI).

A cada uma das famílias referenciadas é entregue um Cabaz com bens alimentares, composto por bacalhau, bolo-rei, azeite, óleo, açúcar, aletria, leite, enlatados e alguns doces, produtos adquiridos na sua totalidade no comércio local. Este cabaz natalício contempla ainda um presente para as crianças e idosos.

Com um investimento na ordem dos 26 mil euros, Paula Chaves, Vereadora da Ação Social, considera que a distribuição destes cabazes “pretende minimizar as carências físicas e afetivas mais sentidas por quem se encontra a atravessar dificuldades de caráter social e económicas”. Acrescentou ainda que, “é objetivo municipal contribuir para que aqueles que mais precisam possam viver esta época festiva de forma mais plena e reconfortante, sabendo que alguém pensou neles”.

Refira-se que desde março, início da pandemia, o município já distribuiu mais de 700 cabazes solidários, num valor superior a 17 mil euros. As compras efetuadas para a elaboração dos cabazes têm como objetivo fomentar a dinâmica da economia local, através da aquisição direta aos produtores e pequenos comerciantes, como pastelarias e supermercados.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS