Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

Câmara municipal distribui ‘tablets’ e Internet aos alunos

O município de Carrazeda de Ansiães anunciou hoje que começou a distribuir ‘tablets’ e ‘routers’ para acesso à Internet pelos alunos do concelho.

-PUB-

A medida destina-se aos estudantes que não dispõem de meios informáticos para acompanhar o ensino à distância imposto pelas medidas de confinamento para prevenção da covid-19.

A autarquia presidida por João Gonçalves explicou, em nota enviada às redações, que o material começou a ser distribuído, na quinta-feira, e esta iniciativa “resulta de um trabalho de colaboração entre a Câmara Municipal e o agrupamento de escolas”, que fez o levantamento das necessidades dos alunos do primeiro ciclo ao secundário.

A Câmara entrega os ‘tablets’ nas residências dos estudantes e verifica se os alunos dispõem de Internet.

“Se os alunos não tiverem meios próprios para estabelecer a ligação informática com o agrupamento de escolas, a autarquia irá instalar, ainda durante a próxima semana, o ‘router’”, indicou.

A autarquia entende que esta medida “irá permitir que esses alunos possam voltar a estar incluídos na aprendizagem de conteúdos e participar ativamente nas aulas e atividades ‘online’”.

O município sustenta ainda que “esta é mais uma das medidas de mitigação dos impactos da covid-19 na comunidade, que tem como objetivo corrigir as desigualdades no acesso ao ensino à distância”.

No apoio e acompanhamento das atividades letivas, a autarquia faz também a entrega no domicílio das crianças do material didático disponibilizado pelos professores.

“Esta tarefa tem sido realizada diariamente e tem permitido o acesso à educação e aos conteúdos letivos a cerca de 60 alunos que se encontravam isolados e sem meios para acompanhar o ensino à distância”, sustentou.

As aulas não presenciais e com recurso a meios digitais são uma das medidas do plano nacional de contingencia no âmbito da pandemia de covid-19.

Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

De acordo com a DGS, Carrazeda de Ansiães regista hoje cinco casos confirmados.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.