A 1ª Caminhada Ecológica com plogging do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Sabrosa, foi aberta a todos os membros da comunidade educativa. A atividade foi dinamizada no âmbito do plano anual de atividades da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento e dos planos de ação do Eco-Escolas das Escolas Miguel Torga e Fernão Magalhães.
Os principais objetivos foram desenvolver a consciência ambiental para a necessidade de preservação e proteção da floresta, não a utilizando como depósito de resíduos; contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais; incentivar a mobilidade sustentável e o contacto direto com a natureza; sensibilizar para a manutenção dos espaços escolares e adjacentes sem lixo e mostrar que, através da cooperação e organização, se encontram soluções para os problemas ambientais locais.
A caminhada iniciou-se com a concentração dos participantes na Escola Básica Fernão Magalhães a partir das 9h30, onde lhes foi entregue o material necessário para levar a cabo tão importante missão: boné, luvas e sacos para deposição do lixo recolhido. A seguir, sob orientação de Cátia Mota, executaram-se os exercícios de preparação para a caminhada, num ambiente de festa e alegria. Dada a partida, cerca de 140 pais/encarregados de educação/familiares, alunos, docentes e não docentes percorreram aproximadamente 4,5 km e recolheram o lixo abandonado na floresta que foram depositando nos sacos e nas carrinhas de apoio das Juntas de Freguesia de Sabrosa e de Paços.
Chegados à Escola Básica e Secundária Miguel Torga, deram continuidade à missão neste espaço e na vinha adjacente. Foram recolhidos cerca de 40 sacos cheios de lixo e objetos de maiores dimensões, colocados e transportados nas carrinhas. A atividade terminou com um almoço convívio no refeitório da Escola Miguel Torga.
Os participantes puderam ainda levar para casa uma lembrança da caminhada, elaborada por uma encarregada de educação pertencente ao conselho Eco-Escolas da Escola Fernão Magalhães.
A organização agradece a todos os membros da comunidade educativa que se envolveram e participaram nesta 1ª Caminhada Ecológica, pois “deram um grande exemplo de cidadania e respeito pela natureza! Foi entusiasmante ver tantas pessoas unidas em torno de uma causa tão nobre como é a defesa e preservação do ambiente”.
A organização deixa ainda um agradecimento às juntas de freguesia de Paços e de Sabrosa, à câmara municipal, ao Minipreço e à direção do Agrupamento.