Sábado, 7 de Dezembro de 2024
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Campanha “inovadora e provocadora” para apelar ao voto

Dentro de exactamente uma semana, o Vale do Douro promete ser o centro das atenções a nível regional e nacional com lançamento de uma campanha de divulgação da sua candidatura a uma das maravilhas naturais de Portugal. Apelar ao voto dos portugueses é o objectivo de um conjunto de iniciativas que vão mostrar o “lado sonhador” do Douro.

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Cem outdoors espalhados pela região, spots televisivos e publicidade na imprensa, são algumas das acções que a Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) tem planeadas para os próximos dois meses no âmbito da campanha de lançamento da candidatura do Douro a uma das “Sete Maravilhas da Natureza de Portugal”, que arranca no dia sete.

“Esta campanha tem uma leitura absolutamente inovadora sobre a região. Vai permitir uma nova forma de ver o Douro, vai criar uma nova apetência”, explicou António José Teixeira, da AETUR.

“Convictos de que vai ser um sucesso”, a AETUR vai investir na campanha cerca de 400 mil euros, sendo no entanto de sublinhar que esse valor, que mereceu uma comparticipação de 70 por cento de fundos comunitários, incluiu, num projecto mais global, e numa fase inicial, a candidatura do Douro na votação das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo, na qual a vertente selvagem da região ficou entre os 77 melhores colocados.

António José Teixeira acredita que na região “todos estão empenhados nesta intensa campanha”, que se pretende que sirva, assim, como um “motivo agregador” da população e agentes de desenvolvimento do Douro.

Com início marcado para o dia sete Julho, a campanha vai prolongar-se até ao mesmo dia de Setembro, altura em que encerra o período de votação, e terá uma segunda vertente já que, para além dos meios referidos, “vai ter uma forte incidência na internet”, através, por exemplo, das redes sociais, explicou o mesmo responsável.

Já reconhecido como uma das 77 maravilhas da natureza do mundo, e como um dos destinos turísticos recomendados pela National Geographic, a receber mais essa chancela, o Douro vai “continuar o seu processo de afirmação, de construção básica de um destino de excelência sustentado”.

A AETUR tem ainda preparada uma outra acção de divulgação, desta vez de âmbito mais alargado, que vai levar a imagem natural e selvagem do Vale do Douro à Rede Europeia de Metro, com a itinerância de uma exposição pelas estações de metro das principais cidades europeias. Denominada “Douro Natural”, a exposição vai viajar com um conjunto de 40 fotografias de vários autores. “Vamos mostrar a região sob outro ângulo através de uma exposição inovadora”, garantiu José António Teixeira, explicando que os expositores terão a forma de um cálice de vinho e serão colocados sofás em forma de cachos de uvas para a contemplação das fotos.

Até Setembro, os portugueses podem votar nas suas paisagens de eleição através da Internet (www.7maravilhas.sapo.pt), por telefone (cada votante efectua o seu voto utilizando uma chamada para o número 760 302 7 seguido do código de dois dígitos da sua maravilha preferida, que no caso do Vale do Douro é o 18) ou por SMS a enviar para o número 68933 com o código da paisagem preferida (Douro-718).

Na eleição a uma das sete maravilhas naturais estão agora 21 paisagens de Portugal, sendo de realçar que será escolhida apenas uma de cada uma das sete categorias a concurso.

O Douro, inserido na categoria “Zonas Aquáticas Não Marítimas”, concorre directamente com a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, e as Portas de Ródão, localizadas em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco.

A votação nacional teve início no dia sete de Março e, segundo a organização, só no primeiro mês do concurso “foram registados cerca de 101.000 votos”, sendo de destacar que, nesse período, “as 7 Maravilhas mais votadas das 21 Maravilhas a concurso, independentemente da categoria em que se inserem, foram o Arquipélago das Berlengas, as Grutas de Mira de Aire, a Lagoa das Sete Cidades, a Paisagem Vulcânica do Pico, o Parque Nacional Peneda-Gerês, o Portinho da Arrábida e a Ria Formosa”. As 7 menos votadas durante o primeiro mês de sufrágio foram “o Algar do Carvão, a Furna do Enxofre, o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ponta de Sagres, o Pontal da Carrapateira e as Portas de Rodão”.

“Esperamos que cada euro investido nesta campanha tenha retorno, que represente um conjunto de novos visitantes para a região”, concluiu o presidente da AETUR.

As “7 Maravilhas Naturais de Portugal” vão ser conhecidas a 11 de Setembro, numa cerimónia única a ter lugar na Ilha de S. Miguel, nos Açores.

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