Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Campo do Calvário inaugurado em setembro com grande torneio

A equipa sénior do SC Vila Real deverá continuar a competir no Monte da Forca, mas o Calvário poderá ser uma boa opção para os treinos, de forma a ‘poupar’ o relvado natural, que é sempre mais fustigado com o mau tempo

-PUB-

O mítico campo do Calvário, que esteve para ‘desaparecer’ para dar lugar às piscinais municipais cobertas, está na fase final de uma intervenção profunda e em setembro vai ser inaugurado com um torneio de futebol que irá incluir várias equipas de nomeada.

O vereador responsável pelo desporto da Câmara de Vila Real, José Maria Magalhães, garantiu que, apesar de uns pequenos atrasos, a obra estará pronta no início da próxima temporada e para marcar a nova vida do campo de futebol será realizado um torneio nos dias 19 e 20 de setembro, que vai incluir jogos em outros dois campos relvados, o da Diogo Cão, na UTAD, e o D. Maria Lurdes do Amaral, em Abambres. “As obras estão um pouco demoradas, por causa do aumento das dimensões que teve de ser feito no campo, que não dava para receber qualquer competição de caráter internacional, no entanto valeu a pena e, assim, o novo espaço vai dar uma resposta eficaz a todas as solicitações”, sustentou este responsável, adiantando ainda que, com a conclusão das três requalificações em marcha nos campos de futebol, a capacidade de resposta do concelho será significativa. “Tínhamos uma dívida com a comunidade desportiva ligada ao futebol, que em setembro terá infraestruturas condignas para o desenvolvimento dos nossos jovens, que ainda procuram e gostam muito da modalidade”.

Numa zona cheia de história, com esta intervenção de fundo e com os acessos renovados, José Maria Magalhães acredita que o campo vai voltar a ser muito procurado, apesar de ter perdido o peão e alguns lugares nas bancadas, mas o autarca considera que “os locais destinados ao público serão suficientes” para o nível de procura.

Sobre a possibilidade do SC Vila Real vir a realizar ali os jogos da equipa sénior, o responsável pelo desporto na autarquia refere que isso depende da direção do clube, já que à autarquia cabe apenas criar as infraestruturas e um plano de desenvolvimento desportivo. No entanto, defende que o treino “na relva é sempre uma mais-valia”, já que o sintético “não substitui nem melhora o rendimento” dos atletas. “Estamos a trabalhar nas novas normas de atribuição de apoios e subsídios, quer de despesas correntes, quer de investimento, quer de concessão de espaços, e em breve vamos reunir com os responsáveis do clube alvinegro, que é nosso parceiro, na perspetiva de promovermos em conjunto a prática desportiva”.

Orçado em 509 mil euros (mais IVA), a intervenção no Calvário inclui o aumento da dimensão do espaço de jogo, a colocação de relva sintética “de última geração”, a colocação de cadeiras individuais na bancada, a reformulação de todo o sistema de iluminação e uma limpeza geral a todo o interior do espaço. Com a colocação do relvado sintético será possível jogar 24 sobre 24 horas, durante os próximos cincos anos sem grande manutenção. O campo terá certificado FIFA 2 estrelas, o que lhe permite receber jogos internacionais de todos os escalões.

A faltar fica a requalificação dos balneários, que é também uma necessidade, mas nesta fase não está prevista.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.