Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Cantar das Almas

Durante o tempo da Quaresma é próprio das orações terem um sentido de súplica mais profundo do que o habitual. Também é um tempo propício a gestos exteriores como são: Via-sacra, Jejum, Abstinência, Celebração da Penitência Comunitária, Celebração Comunitária da Santa Unção, etc.

-PUB-

Na comunidade de Vila Verde há um acto que se concretiza todos os anos que é o Cantar das Almas. Este cantar assume-se como um gesto de súplica. Súplicas cantadas, dirigidas ao Senhor Deus, com o objectivo da salvação das almas e o zelo de cada um na vida quotidiana.

Os encomendadores juntam-se e formam uma grande roda. As primeiras vozes indicaram tratar-se de cânticos de pura magia. Enquanto a aldeia se encontrava num silêncio sepulcral, ouvíamos apenas aquelas vozes cintilantes a dois tons, cantando preces fervorosas o chamar a atenção dos vivos para o sofrimento das almas que estão penando.

De referir que este gesto concretiza-se com a comunidade já toda a descansar para simbolizar o despertar do “sono da vida”, sendo que os “cantores” percorrem todas as ruas da aldeia terminando no cruzeiro frente à igreja Matriz.

A este grupo que mantém a tradição, que ora pelos que partiram e apela aos vivos para a oração dos que penam, o nosso Bem-haja!

 

Ana Cristina Sousa

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS