Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!

Cáritas é mão amiga na hora da reinserção social

A adição é uma doença neuropsiquiátrica crónica que pode passar pela dependência de substâncias como o álcool ou a droga, mas que pode também traduzir-se em todo o tipo de comportamentos compulsivos. A VTM foi conhecer o projeto da Cáritas de Vila Real que tem como objetivo a reinserção destas pessoas na sociedade, muitas vezes postas de lado devido ao seu historial

-PUB-

É em Lordelo que começamos esta reportagem, no Apartamento de Reinserção Social (ARS) da Cáritas de Vila Real. É para aqui que são encaminhadas as pessoas que procuraram ajuda para lutar contra a sua adição e estão já no final do processo, numa altura em que começam a tentar a sua reinserção na sociedade. E para ser admitido é necessário apresentar um relatório médico que ateste que a pessoa está totalmente abstinente e a ser acompanhada.

“O apartamento de reinserção social é uma resposta financiada pela Segurança Social, que tem como objetivo integrar as pessoas que já fizeram o seu tratamento no âmbito da adição, sobretudo do álcool e também das substâncias ilícitas”, explica Sílvia Machado, diretora técnica do ARS.

Quem passa nesta rua dificilmente se apercebe o que se passa para lá da porta. A garagem foi transformada num gabinete de trabalho, onde os técnicos da Cáritas trabalham. Tudo o resto é da responsabilidade de quem ali vive, com o apartamento a ter capacidade para acolher 10 pessoas.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS