Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2023
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

“Casa da Saúde” vai ser instalada, no distrito de Vila Real

A nível nacional, está prevista a criação de 25 Casas da Saúde, num investimento total de 1,2 milhões de euros, a cargo da empresa “Sanusquali” que também tem no horizonte o distrito de Vila Real. No próximo mês, deverá ser conhecida a localização da infra–estrutura a construir de raiz, sendo de realçar que “existem duas […]

-PUB-

A nível nacional, está prevista a criação de 25 Casas da Saúde, num investimento total de 1,2 milhões de euros, a cargo da empresa “Sanusquali” que também tem no horizonte o distrito de Vila Real. No próximo mês, deverá ser conhecida a localização da infra–estrutura a construir de raiz, sendo de realçar que “existem duas possibilidades”, no distrito.

Está a decorrer, até ao final deste mês, a consulta junto dos dois Municípios que poderão acolher a “Casa da Saúde” do distrito de Vila Real, um projecto que prevê, para cada uma das suas 25 unidades, um investimento entre 40 e 50 milhões de euros e a criação de cerca de 200 postos de trabalho.

Segundo a mentora do projecto “Casa da Saúde”, a empresa “Sanusquali”, cada unidade representará uma verdadeira “Loja do Cidadão da Saúde”, tendo em conta o conceito de “concentração, num mesmo espaço físico, concebido de raiz, de uma diversidade de prestadores de cuidados de saúde (com excepção da cirurgia com internamento) e das actividades que apoiam a actividade médica”.

“O objectivo é que seja funcional e útil, possibilitando, aos cidadãos, beneficiar de consultas, realizar exames ou concretizar prescrições, no mesmo local, no mesmo dia e num curto período de tempo”, esclarecem, em comunicado, os responsáveis pelo projecto, inovador, em Portugal, adiantando que cada unidade, ligada, entre si, por um conjunto de elementos de suporte tecnológico, como o “Contact Center”, Gestão de Atendimento e portais Internet e Intranet, terá os seguintes serviços médicos essenciais: Unidade de Saúde Familiar/Centro de Saúde; Policlínica; Centro de Genética e Clínicas da Criança, da Mulher, do Coração, de Gastro, Oftalmológica, Ortopédica, Dermatológica, de Otorrino, de Medicina Física e Reabilitação, Cirúrgica, Dentária, da Dor e, ainda, Bloco Operatório, Laboratório de Análises Clínicas, Oficina de Alergia, Centro de Imagiologia, Empresa de Higiene e Medicina do Trabalho, Centro de Enfermagem, Empresa de Apoio Domiciliário e Residencial Sénior”.

Com um investimento total superior a 1,2 milhões de euros, o projecto prevê uma afluência estimada entre as duas mil pessoas, por dia, para as unidades mais pequenas, e as quatro mil, para as de maior dimensão.

“Por outro lado, e até pelo tráfego previsto, é indispensável prever a oferta comercial, em cada Casa da Saúde, de restaurante, café, papelaria, livraria, banco, seguradora, cabeleireiro, lavandaria, florista, health club, SPA/estética e OTL/parque de diversões”, revelou a mesma fonte.

Com o início da construção das primeiras seis unidades previsto ainda para este ano, o projecto deverá estar concluído, em 2012, sendo que a sua localização, no caso do distrito de Vila Real, tem dois Municípios possíveis e terá em conta a “dimensão do concelho, diversidade de oferta de saúde, a nível público e privado, e nível de contrapartidas que cada Câmara Municipal está na disposição de alocar ao projecto”.

 

Maria Meireles

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.