Terça-feira, 26 de Outubro de 2021

Castanheiro de Vales é a árvore do ano

Título nacional, atribuído pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), leva agora a árvore milenar a concurso europeu.

-PUB-

Tem quatro metros e meio de largura, 14 metros de perímetro e foi considerada a árvore do ano pela União da Floresta Mediterrânica após um concurso onde participaram 35 exemplares. 

O Castanheiro de Vales está plantado na localidade que lhe dá o nome, em Vila Pouca de Aguiar, desde o tempo em que os romanos, há mais de mil anos, exploraram ali as minas de ouro. 

“Esta seleção não tem que ver com a escolha da árvore mais bonita esteticamente, mas sim por ser uma árvore com história, integrada na vivência e no trabalho das pessoas e da comunidade que a rodeia, única pelas suas tradições e antiguidade”, explicou Leonor Serzelo de Almeida, da UNAC que entregou

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.