A Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro decorreu, no fim-de-semana, levando a efeito diversas actividades, desde a venda à degustação da castanha que é apreciada por muita gente.
A vila de Carrazedo de Montenegro esteve em festa, durante o fim-de-semana, devido à realização da “Castmonte”, naquela que foi a décima edição da sua Feira da Castanha. O fruto do Outono foi muito apreciado, pelas pessoas que se deslocaram ao certame.
Promovida pela Câmara Municipal de Valpaços, Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Associação Regional de Agricultores das Terras de Montenegro, a “Castmonte”, para além das variedades da castanha, privilegiou, desta feita, a venda de artesanato, produtos regionais e doçaria da castanha, com os expositores presentes.
A castanha da Padrela é uma garantia de qualidade, na região e em grande parte das localidades envolventes, nomeadamente a população de Carrazedo de Montenegro tem, na castanha, um modo de garantias económicas, para enfrentar todo o Inverno. A “Castmonte” também incentiva a população de Carrazedo de Montenegro.
Na apresentação do certame, o edil de Valpaços, Francisco Tavares, augurou um bom futuro a este certame, anunciando que a próxima edição decorrerá no pavilhão multiusos local.
Após a sessão solene, a comitiva percorreu os lugares de exposição, tendo tido a oportunidade de provar a castanha, com a animação musical a ser partilhada por todos os participantes.
Grupos de música tradicional, folclore e concertinas coloriram, ainda mais, a décima edição deste certame.
João Cláudio