Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Centenário da República trouxe o reconhecimento ao trabalho de ex-governadores

Integrada nas comemorações distritais do Centenário da Implantação da República Portuguesa, o Governo Civil de Vila Real atribuiu, no dia 5 de Outubro, Medalhas de Mérito Distrital a todos os Governadores Civis vila-realenses do pós 25 de Abril.

-PUB-

Alexandre Chaves, actual Governador Civil de Vila Real, lembrou que estes “são os representantes das populações do distrito junto do Governo e vice-versa” e representam por isso a “cooperação entre os poderes central e local no desenvolvimento distrital”. Ao prestar esta homenagem, o distrito está a homenagear os deus “servidores”, explicou.

Júlio Montalvão Machado, o ex-Governador Civil mais antigo a receber a medalha, recordou, ao Nosso Jornal, a sua passagem pelo Governo Civil, “há mais de 30 anos atrás”. “Guardo desta casa uma recordação muito preme, muito íntima, relata Montalvão Machado, lembrando os inúmeros problemas que teve que enfrentar na sequência da “construção de um Portugal Novo”.

“Dei tudo para que o Vila Real se transformasse num distrito virado para o progresso e onde prevalecesse a harmonia entre os cidadãos”, garante o ex-governador.

Relativamente ao que é o distrito hoje, Montalvão Machado considera que, “conduzido por homens que entregaram o melhor de si próprios, o distrito evoluiu” e “temos obrigação de acreditar que teremos um futuro ainda melhor”.

Receberam ainda a Medalha de Mérito Distrital Camilo de Sousa Botelho (a título póstumo), Aires Querubim Soares, Armando Moreira, Artur Lourenço Vaz, Elói Franklin Ribeiro e António Martinho.

No âmbito das comemorações do Centenário da República, o Governo Civil tem ainda em marcha um ciclo de conferências que, a decorrer até ao início do próximo ano, vai realizar-se em vários concelhos.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS