Domingo, 6 de Outubro de 2024
No menu items!

Central do Biel está transformada em museu

A primeira central hidroelétrica portuguesa de serviço público, construída em 1894, foi transformada num Museu de Arqueologia Industrial, num investimento a rondar os 2,8 milhões de euros, que contou com o mecenato da Douro Gás e da Fundação EDP e também de fundos europeus.

-PUB-

Vítor Nogueira, gestor cultural da autarquia, explicou à VTM que para além do museu, que preserva a memória da primeira central hidroelétrica e de uma fábrica de curtumes que aqui funcionou, também foi requalificada toda a envolvente, a denominada quinta do Granjo, que se encontra inserida na Região Demarcada do Douro. “Os seus aspetos ligados à arquitetura popular de produção foram tidos em conta neste processo, que está transformado numa extensão do parque Corgo. A partir de agora, fica à disposição de todos”.

A rede de energia elétrica, inaugurada pelo empresário alemão Emílio Biel, é considerada “pioneira” em Portugal e alimentou a rede local de distribuição de eletricidade até 1926.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS