Edifício construído de raiz, o Centro Escolar está a ser implantado num terreno limitado a norte pelo Pavilhão Desportivo, a nascente pelo Campo de Jogos Escolares e a sul pelo Parque de Estacionamento dos Autocarros de Transportes Escolares. O município optou, de acordo com a sua Carta Educativa pela demolição total da actual escola EB1/JI, já que não correspondia às exigências escolares de futuro, no tocante a capacidades, funcionalidade, desactualização normativas e legislativas e a questões de segurança.
O Centro Escolar é composto por um edifício de dois pisos em forma de U. O seu eixo base de desenvolvimento orienta-se no sentido norte-sul marcando-se a nível de piso superior de forma imponente perante a portaria, através do prolongamento do piso superior rematando na biblioteca, que se abre para sul. Os recreios cobertos (dois) e descobertos distribuem-se em função dos corpos de salas, desde o ensino pré-primário até ao primeiro ciclo. Estão previstas quatro salas de actividades (JI) e dez salas de aula (EB1), resultando num total de catorze salas para trezentos e trinta e seis alunos.
A escolha dos materiais e do sistema de aquecimento do Centro Escolar e a disponibilização de um número significativo de cacifos individualizados para todos os seus utentes (crianças, professores e outro pessoal administrativo ou auxiliar), deve-se ao facto de se pretender implementar, no interior deste estabelecimento de ensino, o modelo nórdico (que tanto sucesso tem apresentado), no qual todos os utilizadores têm calçado apropriado ou apenas meias antiderrapantes, ficando os respectivos pertences em cacifo próprio. Apostando em condições de conforto e salubridade para todos os utilizadores, o novo Centro Escolar contribuirá, decididamente, para o sucesso educativo.