Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024
No menu items!

Centro Escolar pronto em Julho

A partir de Julho, o distrito de Vila Real vai contar com um dos melhores equipamentos escolares do país. O Centro Escolar de Sabrosa, situado na zona do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, é um edifício energeticamente sustentável, semelhante ao “modelo nórdico” e possui características únicas na área térmica e acústica.

-PUB-

O presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Manuel Marques, está convicto que, em Julho, o Centro Escolar estará pronto e em condições de funcionar já no próximo ano lectivo”. Aliás, vai mais longe ao afirmar que “será um equipamento ao nível dos melhores do género que existem na Europa”. “É um enorme salto qualitativo na melhoria das condições que são proporcionadas à nossa comunidade escolar. Num ensino de excelência, queremos ter também equipamentos de excelência e este é precisamente um exemplo desta nova exigência, que acaba por ser uma justa aspiração de docentes e dos jovens alunos”, acrescentou.

O edifício está dotado de painéis solares que lhe conferem a possibilidade de optimização e aproveitamento da energia solar para aquecimento e para as águas pluviais. “Além disso, as nossas crianças terão acesso a recursos tecnológicos de aprendizagem também de excelência”, reforçou o autarca.

A funcionalidade em rede é outra valência que a nova infra-estrutura poderá assumir. “A sua proximidade com a APCDM de Sabrosa vai permitir a articulação de recursos para crianças com necessidades especiais”.

O Centro Escolar de Sabrosa irá acolher crianças do concelho que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico e outras dos jardins-de-infância de Sabrosa, Paços e freguesias envolventes.

Recorde-se que, em termos de estrutura, o edifício terá dois pisos, com dez salas para o 1.º ciclo, três para o pré-escolar, salas de informática, gabinetes, um polivalente desportivo, um refeitório, uma biblioteca e um gabinete médico. A área total do empreendimento ronda os 9700 m2, e a sua implantação ocupa perto de 1400 m2. O espaço circundante destina-se para recreios, circulação, áreas verdes e aparcamento.

O investimento cifra-se nos dois milhões e cinquenta mil euros.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS