Em comunicado, a administração do CHTMAD revela que “humanizar é preciso”, porque um “cuidar mais cuidado faz toda a diferença na vida de quem adoece” e também porque nos eleva, enquanto profissionais e enquanto pessoas”.
A Comissão já iniciou o seu trabalho, onde estão envolvidos profissionais das três unidades hospitalares, mas também a comunidade, um utente e associações de utentes “que, todos os dias, colaboram connosco”.
Sendo a humanização uma preocupação do CHTMAD, que se encontra plasmada no seu regulamento interno desde 2017, com a criação do serviço de humanização, foi assumido o “compromisso” de implementar um projeto dedicado à humanização hospitalar para melhorar a experiência dos utentes, cuidadores e profissionais de saúde, garantindo o respeito pelos valores humanos universais.
Este compromisso pretende ser um movimento para alavancar a mudança na qualidade da prestação de cuidados.
Em comunicado, o CHTMAD revela que quer “cuidar, colocando o utente no centro do sistema organizacional, mas centralizando a ação nas pessoas, construindo uma filosofia alicerçada numa cultura de humanização”.
A administração acredita neste projeto, “confia no seu êxito, porque acredita que os “indivíduos quando mobilizados são capazes de transformar realidades”.