Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

Cerimónia de Entrega de Certificados do Programa “Novas Oportunidades”

No Sábado, o Centro Novas Oportunidades (CNO) do Centro de Promoção Educativa e Desenvolvimento Comunitário (CPEDC), sedeado em Sabrosa, organizou uma cerimónia de entrega de certificados e diplomas aos adultos que realizaram o Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), neste Centro. A dinamização do Centro Novas Oportunidades constitui o mais recente projecto […]

No Sábado, o Centro Novas Oportunidades (CNO) do Centro de Promoção Educativa e Desenvolvimento Comunitário (CPEDC), sedeado em Sabrosa, organizou uma cerimónia de entrega de certificados e diplomas aos adultos que realizaram o Processo de RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), neste Centro.

A dinamização do Centro Novas Oportunidades constitui o mais recente projecto que o CPEDC abraçou, desde Setembro último. A equipa técnico-pedagógia tem iniciado Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências com algumas centenas de adultos, nas mais diversas freguesias, quer do concelho de Sabrosa, quer dos concelhos limítrofes, contando já com mais de 150 pessoas certificadas. E foi neste sentido que se revelou importante realizar esta cerimónia, procurando-se valorizar, publicamente, a importância da Iniciativa Novas Oportunidades, no aumento da qualificação dos cidadãos.

O evento teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Sabrosa. Como oradores convidados, contou-se com a presença de um representante do Governo Civil de Vila Real e da Câmara Municipal de Sabrosa; do Coordenador Educativo de Vila Real e do Director do CNO da Escola Profissional de S. João da Pesqueira, a entidade certificadora do Centro Novas Oportunidades do CPEDC.

O Presidente do CPEDC abriu a cerimónia, deixando uma mensagem de felicitação aos adultos que acreditaram neste Sistema de Certificação e que, por isso, se esforçaram por reunir evidências das competências que adquiriram, ao longo da vida, nos mais variados contextos, formais, não formais e informais, para, assim, poderem obter um certificado.

De um modo geral, todos os oradores convidados valorizaram a importância da Iniciativa Novas Oportunidades, dado que representa um novo alento para todos aqueles que há muito disseram adeus à escola e que agora têm a oportunidade de mostrar o quanto a “escola da vida” foi decisiva, na sua caminhada de aquisição de saberes e competências.

Como convidados de honra, estiveram, naturalmente, alguns dos adultos que já terminaram o Processo de RVCC que, na companhia dos seus familiares, encheram o Auditório, para assistirem à entrega do tão almejado certificado. Houve oportunidade para se ouvir o testemunho de um adulto que realizou o Processo de RVCC, neste Centro, e que, no seu discurso, procurou valorizar a importância da aprendizagem ao longo da vida. Foi, também, mostrado um filme sobre o Processo de RVCC, construído com testemunhos de adultos, o qual pretendeu espelhar o modo de funcionamento deste Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

A cerimónia terminou com um Porto de Honra, oferecido pela Câmara Municipal de Sabrosa, mas não sem antes se valorizar o esforço, empenho e dedicação com que todos os adultos realizaram o Processo de RVCC.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.