Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Chafariz do Cabo da Vila classificado como Monumento de Interesse Municipal

Foi publicado, em Diário da República, a decisão final de se classificar o Chafariz do Cabo da Vila como Monumento de Interesse Municipal.

-PUB-

O município de Vila Real tinha elaborado uma proposta para esta classificação, caracterizando o chafariz de “património cultural de valor inestimável para o concelho”, localizado na freguesia e no concelho de Vila Real, ao fundo do Beco da Fontinha, na via pública com acesso pela Rua da Fontinha. Na quinta-feira (7), essa decisão foi publicada em Diário da República.

A morfologia do chafariz integra, tal como descreveu o município, “um grande espaldar em cantaria de granito, com cerca de cinco metros de altura, rematado por uma cornija”, assinalando também assinale-se a “porta de acesso à respetiva mina e um conjunto de cruciformes gravados na pedra”.

Esta classificação pretende preservar este chafariz, que é de origem medieval, e que vai incluir o “Vila Real Medieval”, projeto que está em execução pelo município.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS