Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

Chaves acolhe Simpósio de Arqueologia Virtual

Em destaque vão estar as Termas Romanas de Aquae Flaviae

A cidade de Chaves recebe, no próximo dia 14 de maio, o 6º Simpósio Internacional de Arqueologia Virtual, evento que integra uma Maratona técnica a realizar entre os dias 09 e 13 de maio, no qual participam alguns dos melhores profissionais da Arqueologia Virtual a nível ibérico.

Esta iniciativa tem como propósito melhorar a compreensão de um Bem Cultural mediante a aplicação de técnicas de Virtualização de Património, partindo do conhecimento científico produzido em relação a esse monumento ou sítio arqueológico.

O foco da Maratona técnica desta edição, que se realizará no Museu da Região Flaviense, vai ser o edifício termal romano, no Largo do Arrabalde, denominado Termas Romanas de Aquae Flaviae e a área envolvente. Através da modelação tridimensional, pretende-se facilitar a interpretação e promover a difusão deste complexo arquitetónico tão intimamente ligado ao móbil da ocupação romana na região. Os resultados dos trabalhos multidisciplinares, levados a cabo durante a Maratona de Arqueologia Virtual, serão publicamente apresentados no dia do Simpósio e integrarão o espólio municipal.

O Simpósio de Arqueologia Virtual, que decorrerá no Auditório Eng. Luiz Coutinho, conta ainda com a apresentação de projetos de valorização e difusão patrimonial na Península Ibérica e culmina com uma visita guiada ao Museu das Termas Romanas de Chaves, acompanhada pelos técnicos responsáveis pela proposta de reconstituição virtual deste equipamento termal.

A participação no evento é gratuita, mas pressupõe inscrição prévia através do formulário https://forms.gle/HwMwUgxTDWQve17M7

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.