Quinta-feira, 29 de Julho de 2021

CHTMAD tem novo exame de diagnóstico no serviço de pneumologia

O novo exame de diagnóstico está disponível desde o início deste mês. Chama-se ultrassonografia endobrônquica (EBUS) e é feito com recurso a imagem.

-PUB-

Em comunicado, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) fez saber que "este novo método de diagnóstico, de elevada diferenciação técnica, permite avaliar e identificar estadiamentos do cancro do pulmão, bem como outras doenças do foro respiratório, tratando-se de um procedimento seguro, de baixo risco para os pacientes e de elevado rendimento diagnóstico".
 
Com a implementação deste novo exame no serviço de pneumologia do CHTMAD, "evitar-se-á a deslocação de cerca de 38 doentes para um centro de referência no Porto" refere o documento, acrescentando que, desta forma,  o diagnóstico e o encaminhamento para tratamento é feito de" forma mais célere", com os cuidados a serem prestados "com maior proximidade".
 
O conselho de administração termina dizendo que se congratula "pela realização deste exame, que possibilitará aos doentes serem tratados na sua área de residência, contribuindo para um maior conforto e qualidade no acesso aos cuidados de saúde da população que serve".

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.