Este Ciclo de Teatro sob a égide do Padre António Vieira é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Norte que desde o dia 17 de abril tem vindo a percorrer as cidades onde se situam as Sés do Norte de Portugal.
A intemporalidade do tema foi a motivação para esta leitura encenada, com encenação e interpretação de Jorge Alonso, pontuada com momentos musicais ao vivo, luz, e técnicas da oratória. A dramaturgia segue o conceito existente na oratória do barroco que aponta para uma maior eloquência e exuberância da palavra dita, muito diferente da formalidade discursiva renascentista.
Esta iniciativa é uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte, no seguimento do calendário de iniciativas de índole cultural proposto para as Sés e Catedrais no âmbito de um plano de intervenção mais alargado.
As Sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projeto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.
Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus polos.