A delegação de Murça da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) implementou um Cartão de Cliente que, à semelhança dos existentes nas grandes superfícies, permite a compra a crédito e traz descontos nas lojas aderentes.
Criado graças a um acordo com a Caixa de Crédito Agrícola, o cartão já está disponível há dois meses e, embora ainda esteja numa fase de divulgação, já conta com uma adesão significativa de lojistas e clientes.
Para além das vantagens para os clientes e para os comerciantes, “através da criação deste cartão foi possível criar uma imagem de marca no comércio tradicional e dinamizar o espírito de grupo” entre os lojistas, explicou Emanuel Teixeira, delegado da ACIVR em Murça.
Representando o primeiro concelho da região transmontana a criar um Cartão de Cliente, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas de revitalização do comércio local, entre as quais está também a criação da figura do Provedor do Consumidor que, segundo o mesmo responsável, “é uma ferramenta que monitoriza e serve de interface entre o consumidor e o comerciante”.
Através do Provedor, disponível no site da delegação (www.acmurca.org), os clientes podem fazer, por exemplo, uma reclamação, uma recomendação ou deixar sugestões, um conjunto de informações que depois serão tratadas e encaminhadas, servindo assim como um “mediador”, uma ponte de ligação entre os clientes e os lojistas.
Do pacote de novidades, Emanuel Teixeira sublinhou o reforço da animação do centro da vila na época natalícia, mais exactamente nos dias 22, 23 e 24, com a implementação de um espaço de diversão onde as crianças podem ficar enquanto os pais fazem as suas compras, bem como com o concurso de decoração que vai distribuir prémios pecuniários às três lojas com o maior espírito natalício do concelho.
De sublinhar ainda que durante todo o mês de Dezembro, e até ao dia cinco de Janeiro, os comerciantes vão poder contar com um horário alargado, “isto é, podem estar abertos das 9h00 às 21h00, sem interrupções”.
“É preciso modernizar o Comércio Tradicional, mantendo, no entanto, o que ele tem de melhor é o atendimento personalizado e o saber receber, tão característicos dos nossos comerciantes”, defendeu o mesmo responsável, frisando que, nos momentos de crise, “é importante saber aproveitar os nossos trunfos, o que temos de melhor”.