Numa expressão de manifesta vitalidade, o palco da Praça do Município encheu-se de cor e luz, com uma energia contagiante que a todos envolveu, pais, encarregados, familiares e amigos, e foram muitos, os que pelo calor humano, aqueceram aquela noite fria de junho.
Os alunos proporcionaram momentos que foram da dança à música e ao drama, inspirados que estavam, pelo sentido de aventura e de busca de conhecimento que as figuras dos grandes navegadores, Fernão de Magalhães e Diogo Cão, este último seu patrono, tão bem personificaram. Também de intervenção comunitária, com uma mensagem ecológica e social, numa diversidade de papéis e de ambientes educativos, igualmente visíveis, na exposição que esteve patente ao longo de toda a semana.
O final aconteceu, em modo maior, com um quadro representativo do espetáculo “ Na Rota de Magalhães”, projeto desenvolvido na área disciplinar de Complemento de Educação Artística, que acrescentou valor, a uma noite que se constituiu como mais uma oportunidade, de partilha de conhecimento, de mobilização ativa para uma educação integral, ganho de identidade e sentido de pertença.