Domingo, 22 de Maio de 2022

Concelho com acesso gratuito à internet em espaços públicos

O município de Mesão Frio procedeu à instalação de rede wireless, para utilização gratuita de internet nos espaços públicos do perímetro urbano da vila.

No âmbito da candidatura do concelho de Mesão Frio à “WiFi4EU”, uma iniciativa que pretende promover a conectividade sem fios gratuita nos espaços públicos de todo o território europeu, a vila conta agora com vários pontos de acesso a internet gratuita, disponível para os munícipes e visitantes.

Ao longo do mês de janeiro, foi realizada a instalação de rede wireless nos espaços públicos do perímetro urbano da vila, pontos esses que não foram selecionados ao acaso.

“Os locais escolhidos são os mais visitados, são aqueles com os quais os visitantes se confrontam mal entram na vila”, revela Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio.

São vários os pontos de acesso já instalados e em funcionamento, distribuídos por diferentes edifícios do concelho, tais como a Escola Prof. António da Natividade, a antiga Escola Prof. Maria Angélica, o Posto de Turismo, a Câmara, o Terreiro da Estopa, a antiga Residência de Estudantes, a Biblioteca Municipal, o Auditório Municipal, o Interface de Transportes e a Piscina Municipal Descoberta.

De forma a dar uma resposta cada vez mais digital a um concelho histórico, o objetivo passa por criar uma relação mais próxima com os turistas e visitantes da região.

“Queremos chegar ao turista que nos visita. O Douro está na moda, é natural que nos foquemos nesse segmento”, frisa o autarca.

Paulo Silva define o acesso gratuito à rede Wi-Fi como “uma informação complementar ao turista”, com uma rede wireless que “cobre quase a totalidade da vila”.

“Ficam apenas cerca de 200 metros não abrangidos, locais onde não existem pontos de interesse. Os pontos principais, que pretendíamos abranger, foram incluídos”, indica.

Após a instalação de rede wireless nas principais artérias da vila, o resto do concelho não ficará esquecido. “Num futuro próximo pretendemos alargar essa rede gratuita, de acesso livre, e com informação que entendemos ser a mais importante. Pretendemos chegar a todos os pontos do concelho”, conclui Paulo Silva.

Para ter acesso a esta rede wireless bastam apenas alguns segundos. Ao realizarem a conexão à rede “WiFi4EU”, os utilizadores são automaticamente redirecionados para um portal, onde é solicitada a concordância com o regulamento europeu e com as condições de acesso. Após um parecer positivo, o dispositivo estará automaticamente conectado à rede.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.