A nova aposta da autarquia de Mesão Frio resulta de uma candidatura levada a cabo pela Comunidade Intermunicipal do Douro – CIM Douro designada por Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes do Douro (SAGMC).
O equipamento foi financiado em 85 por cento por fundos comunitários e surge da necessidade de precaver e mitigar as situações de acidente grave ou catástrofe, apoiando, desta forma, os serviços municipais de proteção civil, o que se traduz num aumento de proteção à população do concelho de Mesão Frio. Ao município competiu assumir a instalação e os restantes 15 por cento do total do financiamento e, posteriormente, a manutenção, a segurança e as comunicações entre a estação meteorológica e a base de dados, onde serão armazenados os mesmos, para ulterior disponibilização.
O SAGMC do Douro possibilitará o acesso dos agentes de proteção civil a informação suplementar, sobre os riscos e fenómenos, o que aumentará a capacidade de solução e diminuirá o tempo de resposta em eventuais ocorrências/emergências.