“A música tem o poder de emocionar e criar memórias eternas”. Na noite de ontem, o Auditório Municipal Adácio Pestana esteve repleto de gente para celebrar o V Concerto de Santa Cecília, protagonizado pela Associação da Banda Musical de Gouviães, um evento “inesquecível, marcado por uma profunda emoção, pois assinalou o último concerto do maestro Ricardo Fonseca, que liderou a banda durante 26 anos com paixão e dedicação”, explicou a autarquia de Tarouca em comunicado.
O público presente testemunhou uma “comovente passagem de testemunho” para Leonardo Oliveira, que agora assume a batuta e a responsabilidade de conduzir a banda. A noite foi ainda mais especial com a participação da EncantaTuna – Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior (UBI) que, como grupo convidado, proporcionou um espetáculo conjunto memorável.
No final do concerto, o presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, dirigiu palavras de apreço a Ricardo Fonseca, elogiando o seu trabalho e a marca que deixou na banda e na formação dos jovens músicos, afirmando que a sua “paixão e dedicação transformaram a banda numa verdadeira instituição cultural do concelho”.
Dirigindo-se a Leonardo Oliveira, o presidente manifestou a continuidade do apoio da Câmara Municipal, afirmando que “temos a certeza de que continuará este legado com brilhantismo, sabemos que música em Gouviães está em boas mãos”.