A Filarmónica de Magueija, em conjunto com o organista Joel Valente e o Coro Polifónico de Amarante, conquistou desde muito cedo o gosto do público logo após os primeiros acordes. Sob a direção do maestro Gualberto Rocha, o espetáculo contou ainda com a participação do Coro da Misericórdia no cântico final.
A “Missa Brevis” é uma obra para órgão, coro e orquestra de sopros composta a pedido do Conselho para a Música e a Cultura da Alta Alsácia, por ocasião das celebrações dos mil anos do nascimento do Papa Leão IX. Os seis andamentos – Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei – seguem a liturgia católica.
O programa apresentado na noite de 30 de agosto incluiu ainda obras religiosas de carácter filarmónico. Ao longo de uma hora e meia, o público apreciou um concerto de rara beleza animado por músicos de elevado padrão artístico e técnico que surpreenderam pela sua qualidade. A apresentação da “Missa Brevis” terminou com uma grande ovação.
Em plena Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja das Chagas regressou, mais uma vez, ao roteiro dos grandes eventos culturais. O Provedor da Misericórdia de Lamego, António Marques Luís, recordou o longo e rigoroso processo que culminou com a requalificação e a valorização deste património religioso e anunciou que, em breve, voltará a acolher outras atuações musicais.