Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Concertos de Verão começam no sábado

Quando o tempo começa a aquecer e a convidar a população a fazer atividades ao ar livre, é quando chega o ciclo de Concertos de Verão. Este ano, o auditório exterior da casa de espetáculos vila-realense voltará a receber milhares de pessoas com nove espetáculos gratuitos, sempre ao sábado. Na esplanada do teatro também não vai faltar animação às sextas-feiras.

-PUB-

Jáfumega, Janita Salomé e Ricardo Ribeiro são os cabeças-de-cartaz de mais uma edição do Festival de Músicas do Mundo – Concertos de Verão do Teatro de Vila Real, cujos sons começam a ouvir-se já no próximo sábado, dia 14, com o concerto de Gisela João.

Contando na edição do ano passado com quase 13 mil espetadores, o ciclo de concertos, espera voltar a encher o auditório exterior ao oferecer ao público, até ao início de agosto, nove concertos de artistas portugueses mas também estrangeiros.

Rui Ângelo Araújo, coordenador do Departamento de Produção e Programação, explicou ao Nosso Jornal que as expectativas em termos de público são, mais uma vez, altas, tendo em conta a gratuitidade e ao estilo de música, no entanto, salientou que este ano o festival conta com menos um fim de semana.

“Devido às dificuldades vividas a nível nacional e pelas instituições locais, este ano o festival termina um fim de semana mais cedo (dia 9 de agosto)”, sublinhou o responsável, considerando, no entanto, que o orçamento um pouco mais reduzido “não perturbou a qualidade” do ciclo de concertos.

O Festival começa no dia 14, com o concerto de Gisela João, artista que mereceu o prémio de “Melhor Disco de Música Portuguesa” em 2013.

O sábado do fim de semana de corridas será marcado pelo grupo espanhol “Always Dinking Marching Band”, um regresso à capital vila- -realense, depois do “sucesso” da sua primeira presença no ciclo de concertos, que promete “uma verdadeira festa” com inspiração de charangas, fanfarras e brassbands”, mas também com “humor, muito humor”, adianta a organização.

A atuação dos Jáfumega, no dia 12 de julho, será outro ponto alto da programação do festival, tendo em conta que a banda, da década de 80, liderada por Luís Portugal (que também tem raízes em Vila Real), regressou aos palcos com os seus elementos originais para um conjunto de concertos, 30 anos depois de ter desaparecido.

Janite Salomé e Ricardo Ribeiro sobem ao palco do auditório exterior nos dias 26 de julho e dois de agosto, respetivamente, ficando o encerramento do festival a cargo de grupo de música portuguesa “A Naifa” (dia nove de agosto).

Banda Crebinsky (Espanha / Bielo-Rússia) e Beltaine (Polónia) serão outros grupos que subirão ao palco. O verão será ainda animado pelos espetáculos na esplanada do café-concerto, sempre às sextas-feiras, que contarão com Lilian Raquel e C. C. Ribeiro Trio (Brasil), Gaiteiros da Ponte Velha, Recanto, Sérgio Silva Trio (Brasil / Portugal), Compromisso e Swing Station (EUA / Portugal).

O festival funciona nos mesmos moldes das dez edições anteriores, ou seja, com concertos sempre gratuitos e com início marcado para as 22h30, exceto o espetáculo agendado para o dia 21, que será antecipado para as 22h00 devido ao jogo de Portugal no Mundial de Futebol (que se disputará às 11h30).

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.