Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Concurso do IVDP promove Gastronomia com Vinho do Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto promove, este ano, a 5ª edição do “Gastronomia com Vinho do Porto”, considerado o maior concurso de gastronomia e vinhos, em Portugal. O prazo de inscrição termina no dia 7 de Setembro. As inscrições podem ser feitas, “on-line”, através do “site” www.gastronomiacomvinhodoporto.com. A iniciativa, organizada pelo […]

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto promove, este ano, a 5ª edição do “Gastronomia com Vinho do Porto”, considerado o maior concurso de gastronomia e vinhos, em Portugal. O prazo de inscrição termina no dia 7 de Setembro. As inscrições podem ser feitas, “on-line”, através do “site” www.gastronomiacomvinhodoporto.com.

A iniciativa, organizada pelo IVDP e pela Revista InterMagazine – Revista Profissional de Hotelaria e Restauração – espera contar, este ano, com a participação recorde de 100 restaurantes nacionais, superando a última edição que teve 80 concorrentes, com a particularidade de incluir alguns dos mais prestigiados do país, o que confirma o elevado nível qualitativo do concurso.

A visita aos restaurantes está agendada para Novembro e o Júri será presidido pelo Chefe Hélio Loureiro. A coordenação da visita aos restaurantes estará a cargo do Chefe Helmut Ziebell. Alguns dos mais destacados chefes nacionais têm vindo a participar, como jurados, neste prestigiado concurso: José Cordeiro, Orlando Esteves, Henrique Leandro, Ljubomir Stanisic, Tozé Vieira, António Bóia, Vítor Hipólito, entre outros chefes de cozinha nacionais, bem como os especialistas em vinhos, Mário Louro, Maria João de Almeida e Manuel Moreira que têm marcado presença, na avaliação dos participantes.

O objectivo da organização é associar o Vinho do Porto à gastronomia, proporcionando ao consumidor diferentes hipóteses que potenciem esta combinação. Por outro lado, pretende-se formar os profissionais dos melhores restaurantes do país sobre Vinho do Porto (designadamente tipos, momentos de consumo, combinações) e sensibilizá-los para a correcta ligação entre os vinhos do Douro e do Porto e a culinária.

Os restaurantes serão premiados por categorias: Restaurante Gastronómico/Fine Dinning, Restaurante Informal/ Casual e Restaurante Tradicional/Típico, habilitando-se a receber Diplomas de Ouro, Prata e Bronze.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.