Com o apoio e parceria de diversas entidades, a Câmara Municipal de Vila Real está a organizar o Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), dedicado ao tema da biodiversidade, que terá o seu ponto alto entre 1 a 10 de dezembro de 2017, com a realização de diversos acontecimentos que vão marcar a agenda nacional nessa matéria.
Do extenso programa, destaque para o Festival de Curtas-metragens da biodiversidade, que contempla a exibição de filmes ao longo de todo o período do FIIN, para além do Encontro Internacional de Fotografia e Cinegrafia, que vai contar com um leque de reputados especialistas internacionais. O programa contempla ainda a abertura de duas exposições, dedicadas ao tema da fotografia e do desenho de natureza e científico. De referir ainda a realização de oficinas temáticas e outras atividades que vão tornar Vila Real o ponto central de todo o debate sobre a conservação da natureza durante os dez dias do festival.
Nesta fase estão a decorrer os concursos que são um dos elementos fundamentais do Festival: o concurso de curtas-metragens, de fotografia da biodiversidade de Vila Real, de desenho científico e de desenho de natureza. O concurso de curtas-metragens termina no próximo dia 29 de setembro e os restantes no dia 30 do mesmo mês.
As obras apresentadas aos três concursos serão selecionadas pelos júris nomeados, compostos por reputados especialistas e profissionais dos setores da cinegrafia, fotografia e desenho, cuja lista de vencedores será anunciada durante o Festival. As melhores obras serão selecionadas para as grandes exposições que vão integrar o Festival agendado para dezembro. Os concursos prevem prémios pecuniários para os melhores classificados nos diversos concursos.
Os regulamentos e todas as indicações sobre os concursos podem ser consultadas no sítio eletrónico do Festival (www.fiin.pt).
As inscrições são livres.