Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!

Cónego Américo Pereira de Lima morre aos 86 anos

O Cónego Américo Pereira de Lima morreu aos 86 anos no hospital de Bragança.

-PUB-

Natural de Lagares, concelho de Felgueiras, fez os estudos no Seminário de S. José de Bragança.

Foi ordenado presbítero em 1 de julho de 1962, na igreja do Seminário de S. José, por D. Abílio Vaz das Neves.

Foi pároco nos concelhos de Macedo de Cavaleiros (Vinhas, Limãos, Castro Roupal, Bagueixe, Valdrês) e de Bragança (Babe, Laviados, S. Julião, Caravela, Guadramil, Parâmio, Zeive, Maçãs, Fontes, Espinhosela, Terroso, Cova de Lua, Vilarinho de Cova de Lua, Deilão, Petisqueira, Vila Meã, Gimonde, Milhão, Quinta de Vale de Prados, Quintas do Vilar, Outeiro, Paradinha, Quintanilha, Réfega, Veigas, Rio Frio, Paçó, São Julião de Palácios, Rio de Onor).

Exerceu função diretor e vice-presidente da Fundação Casa de Trabalho – Patronato de Santo António, entre 1975 e 2002.

Confessor do Seminário de S. José, Notário do Tribunal Eclesiástico, também foi administrador e corretor de provas do Mensageiro de Bragança.

Jubilou-se em 2015 e residiu no Seminário de S. José e na Fundação Betânia.

As exéquias fúnebres terão lugar na quinta-feira, 12 de dezembro, às 10h00, na igreja de S. João Baptista (antiga Sé), em Bragança. A cerimónia será presidida pelo bispo de Bragança, Nuno Almeida.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS